Na última quarta-feira (20), crianças, jovens e adultos da Comunidade Quilombola Negros do Riacho, trocaram as tradicionais novelas da noite por uma sessão de cinema nacional.
terça-feira, 26 de abril de 2016
EXPOSIÇÃO MOTIVA VISITAS E RODA DE CONVERSA
Visita orientada de alunos de escolas públicas e roda de conversa tendo como convidado o pesquisador e curador da Mostra Beto Potyguara são algumas das ações realizadas na zona norte.
A exposição e demais atividades acontecem como desdobramento de um parceria entre a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural, o Museu Nísia Floresta e a Biblioteca da Zona Norte.
Via
Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - Facebooksegunda-feira, 25 de abril de 2016
Edições do Jornal Zona Sul chegam a RPTV
Recebemos nesta manhã por intermédio do Professor Luiz Elson Dantas, vários exemplares do Jornal Zona Sul, que em sua edição de n° 245, de abril, publicou uma matéria sobre a Mostra Mônica no RN que está atualmente sendo exposta no Museu Nísia Floresta, dentro das ações do projeto Escola no Museu da RPTV.
A doação dos impressos possibilita o início de um Arquivo sobre a memória da RPTV em mídias impressas.
A matéria na íntegra pode ser conferida no blog do jornal AQUI e nós já havíamos notificado por AQUI também.
CURRAIS NOVOS: OFICINA DE FOTOGRAFIA NO PHG
Cerca de 20 crianças e adolescentes da Escola Municipal Professor Humberto Gama em Currais Novos estão participando de uma oficina de Fotografia que acontece na própria escola.
Essa atividade é parte das ações realizadas pela Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - Núcleo PHG. Participam dessa formação alunos do 6º ano, turno matutino, da disciplina de Artes, coordenada pela professora Francisca das Chagas Silva.
A oficina tem como objetivo estimular a sensibilidade do olhar, trabalhar conceitos e técnicas da linguagem fotográfica e realizar coletivamente a documentação da realidade local.
Raimundo Melo - 23 de abril de 2016.
domingo, 24 de abril de 2016
29 BAIRROS DE NATAL E OS SIGNIFICADOS REAIS DE SEUS NOMES
Então você aí pega o busão, o carro ou a moto todo dia, passa por vários bairros de Natal e não faz a menor noção de como surgiram os nomes deles?
Então agora vai ficar sabendo de tudo pra contar pra o colega da escola ou do trabalho, e de quebra ainda vai ver umas curiosidades sobre cada lugar.
ALECRIM
Populares contam que lá morava uma senhora que costumava enfeitar com ramos de alecrim os caixões das crianças, na época chamadas de “anjos”, enterrados no cemitério da cidade. Outros afirmam ser pela abundância de Alecrim-do-Campo naquela região.
AREIA PRETA
Segundo o escritor Câmara Cascudo, seu nome provém da cor das antigas falésias, do solo e das barreiras que lá existem.
BARRO VERMELHO
sexta-feira, 22 de abril de 2016
JORNAL ZONA SUL divulga ação do Projeto Escola no Museu!
A matéria está disponível tanto na versão impressa, quanto virtual, pelo BLOG do Jornal.
CURRAIS NOVOS: RPTV DOCUMENTA EVENTO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL
Jovens da RPTV núcleos PGH e Comunidade Quilombola Negros do Riacho que participaram da oficina de Operador de Câmera promovida pelo projeto, realizaram a documentação do seminário de Educação Integral que aconteceu no IFRN, Campus Currais Novos.
Esse trabalho vai resultar na realização de uma série de reportagens sobre formação pra educação integral realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, através da Subcoordenadoria de Ensino Fundamental.
Raimundo Melo.
22 de abril, Dia da Terra.
Todos os dias é dia de proteger a nossa casa.
Campanha Área Verde.
Plante uma árvore. Adote uma vida.
quinta-feira, 21 de abril de 2016
13 CURIOSIDADES SOBRE O COLÉGIO ATHENEU DE NATAL, A SEGUNDA ESCOLA MAIS ANTIGA DO BRASIL
Conheça o colégio que teve uma importância sem tamanho para a vida da cidade de Natal e para o Brasil.
1. O nome do colégio na realidade não é bem “Colégio Atheneu”
O nome completo é: Atheneu Norte-Riograndense.
2. Ele foi fundado antes mesmo do Colégio que era modelo para o Império: o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro
E isso já faz mais de 180 anos! O Colégio Pedro II foi fundado em 2 de Dezembro de 1837, e o Atheneu em 3 de Fevereiro de 1834.
quarta-feira, 20 de abril de 2016
CURRAIS NOVOS: RPTV participa de Seminário de Educação Integral
Educação Integral em Tempo Integral Dialogando e Construindo a Integração. Esse foi o tema do evento que mobilizou na ultima quarta e quinta-feira (14 e 15/04), gestores, coordenadores e professores de escolas públicas de Santa Cruz, Currais Novos e Caicó, com o objetivo de discutir e planejar o novo currículo integrado para a educação no Rio Grande do Norte.
O evento que aconteceu no IFRN - Currais Novos, foi realizado pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN através da subcoordenadoria de Ensino Fundamental. Na ocasião o coordenador estadual da RPTV, Raimundo Melo, expôs sobre a importância e contribuição da educação integral e seu papel na formação de novas gerações.
Além disso, foi discutido também as experiências a partir das ações realizadas pelo projeto nos campos da formação, realização e difusão audiovisual, memória e museologia social. Essas atividades articulam e acontecem em espaços de aprendizagem que envolvem escolas públicas, comunidades, grupos culturais e Pontos de Memória e Cultura.
Atualmente o projeto da RPTV, que conta com patrocínio da Petrobras e Prêmio Itaú-Unicef, se divide em 06 núcleos de atuação: Natal, Nísia Floresta, Currais Novos, Assu e Comunidade Quilombola Negros do Riacho.
Raimundo Melo
Raimundo Melo
terça-feira, 19 de abril de 2016
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Programação da 14ª Semana de Museus
E se você quer mais informações e material de divulgação para download, clique aqui: http://eventos.museus.gov.br/
#semanamuseus2016
Confiram a participação da equipe da RPTV no Projeto Escola no Museu da SEEC durante a 14ª Semana de Museus no Museu Nísia Floresta:
RIO GRANDE DO NORTE
NÍSIA FLORESTA
sábado, 16 de abril de 2016
Florânia de luto: Morre o professor Guedes Azevêdo, que estava internado com suspeita de H1N1
Velório do professor e diretor Guedes Azevedo será na Escola Teônia Amaral; Sepultamento ocorrerá na manhã de domingo
Familiares do professor e Diretor floraniense Francisco das Chagas Guedes de Azevêdo, falecido na noite desta sexta-feira (15) em Natal, informam que seu velório ocorrerá durante todo o sábado na Escola Estadual Teônia Amaral.
O sepultamento ocorrerá na manhã de domingo (17), após missa de corpo presente na Igreja Matriz de São Sebastião, às 7 horas.
Via Tony Washington
É com enorme pesar que lamentamos o falecimento do Diretor e parceiro das ações da RPTV em Florânia, Guedes Azêvedo.
Em nome de toda a Equipe do NEADTEC e da RPTV, os nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos amigos e familiares, em especial ao seu irmão, o nosso amigo, Junior Galdino.
Beto Potyguara
sexta-feira, 15 de abril de 2016
ANIVERSÁRIO DE 8 ANOS DA GIBITECA POTIGUAR
terça-feira, 12 de abril de 2016
Diretor do maior colégio de Florânia, Guedes Azevêdo está internado em estado grave com suspeita de H1N1 e pneumonia
O professor universitário floraniense e Diretor da Escola Estadual Teônia Amaral, Francisco das Chagas Guedes de Azevêdo, está internado em estado grave no Hospital Giselda Trigueiro, em Natal.
De acordo com informações de familiares, Guedes está com suspeita de contaminação por vírus de gripe Influenza H1N1 ou pneumonia aguda. Foram feitos exames, mas o resultado só deve sair em 15 (quinze) dias.
A família pede orações!
Fonte: Tony Washington
segunda-feira, 11 de abril de 2016
CURRAIS NOVOS: SÉRIE AUDIOVISUAL DO PHG ARTICULA POESIA E TEATRO
A série vai retratar aspectos da realidade e da cultura nordestina, através da cultura popular. O trabalho conta com a parceria de um grupo de teatro de Currais Novos.
sábado, 9 de abril de 2016
CURRAIS NOVOS: EXIBIÇÃO DE FILMES E RODAS DE CONVERSA NO PHG
O núcleo da RPTV da E.M Professor Humberto Gama realizou nessa sexta-feira (08/04) atividade de exibição de filmes e roda de conversa. O trabalho é uma ação continuada do núcleo e envolveu nesse momento a disciplina de língua portuguesa.
A professora Josenilda Medeiros trabalhou com texto de literatura popular com alunos da 6ª série. Na última sexta-feira, dando continuidade ao trabalho foi realizado a exibição do filme Xexeu – Um Poeta Popular.
sexta-feira, 8 de abril de 2016
EXPOSIÇÃO DA MÔNICA NO RN MOTIVA RODA DE LEITURA
Após conhecerem a exposição “Mônica no RN”, alunos de duas séries de 5º ano da Escola Municipal Maria Dolores participaram de uma roda de leitura sobre várias histórias escritas da protagonista mais famosa do escritor Maurício de Souza.
Durante a atividade, cada aluno leu uma história da turma da Mônica e logo depois socializou com os colegas sobre o que tinha lido e entendido. No decorrer da conversa alguns temas foram debatidos como preconceito à pessoas com deficiências, racismo e respeito ao próximo.
Durante a atividade, cada aluno leu uma história da turma da Mônica e logo depois socializou com os colegas sobre o que tinha lido e entendido. No decorrer da conversa alguns temas foram debatidos como preconceito à pessoas com deficiências, racismo e respeito ao próximo.
terça-feira, 5 de abril de 2016
I FORUM AUDIOVISUAL DO RN ACONTECEU NO IFRN
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, IFRN Cidade Alta, sediou o I Fórum Audiovisual do Rio Grande do Norte, no ultimo final de semana.
O evento foi uma realização da ABDeC – Associação Brasileira de Documentarista e Curtametragistas em parceria com outras instituições com atuação na área. O evento contou com a participação de 17 municípios do estado e cerca de 100 participantes.
A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural, o Centro de Documentação e Comunicação Popular, o Pontão de Cultura e Comunicação e o Museu Nísia Floresta foram algumas das instituições presentes ao evento.
O evento foi uma realização da ABDeC – Associação Brasileira de Documentarista e Curtametragistas em parceria com outras instituições com atuação na área. O evento contou com a participação de 17 municípios do estado e cerca de 100 participantes.
A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural, o Centro de Documentação e Comunicação Popular, o Pontão de Cultura e Comunicação e o Museu Nísia Floresta foram algumas das instituições presentes ao evento.
Raimundo Melo.
sexta-feira, 1 de abril de 2016
Museu Nísia Floresta mostra "Mônica no RN"
Na última terça-feira (29/03), a Mostra “Mônica no RN”
abriu a temporada de exposições da galeria de artes visuais do Museu Nísia Floresta. Toda a
irreverência e charme da dentucinha mais querida do Brasil foi transposta para
as telas por 15 artistas gráficos do Estado que apresentaram releituras de
Mônica e sua turminha em paisagens potiguares. A iniciativa foi fruto de uma
homenagem aos 50 anos da personagem de Maurício de Sousa, em 2013.
A curadoria da exposição é do professor Luiz Elson
Dantas, que também participa da mesma, ao lado de Marcio Coelho, José
Veríssimo, Beto Potyguara, Wanderline Freitas, Leo Feitoza, Eliab, Laercio,
Erre Rodrigo, Leander Moura, Teo, Rômulo Estânrley, Carlos Alberto, Tião e
Wagner Oliveira. A Mostra já percorreu vários espaços, como a Biblioteca da
Zona Norte de Natal, o Norte Shopping, a FliQ/CIENTEC, o IFRN Cidade Alta e
esteve em João Pessoa, durante a Semana do Quadrinho Nacional.
Assinar:
Postagens (Atom)