terça-feira, 31 de maio de 2016

Atividade do Polo RPTV-Assú

Créditos das Fotos: Geisa Cruz (Fotografa e Educadora)
Nos dias 28 e 29 de maio, a RPTV esteve presente na Comunidade Quilombola de Bela Vista Piató em Assú, participando das comemorações do aniversário de 93 anos de D. Cândida - referência naquela comunidade.
A Coordenadora do NEADTEC, Maria Aldeiza ao lado da aniversariante.
Nos dias 28 e 29 de maio, a RPTV esteve presente na Comunidade Quilombola de Bela Vista Piató participando das comemorações do aniversário de 93 anos de D. Cãndida - referência naquela comunidade.
Vera (11ª DIRED), Costa (RPTV-Assú), Maria Aldeiza (NEADTEC/RPTV), Aldo Cardoso (Professor da SEEC), D. Cândida (a aniversariante) e Zelda Caldas (NEADTEC).
Essa foi uma ação que faz parte do processo de articulação junto a comunidade onde o Polo da RPTV-Assú esta começando um trabalho de resgate de memória desta comunidade e que integrará a futura série QUILOMBOS DO RN, produzida pela RPTV.

VISITAS ORIENTADAS MOVIMENTAM MUSEU NÍSIA FLORESTA


As visitas orientadas com escolas públicas e particulares tem movimentado o Museu Nísia Floresta neste mês de maio. Na manhã desta quarta-feira (25.05) foi a vez dos alunos do Colégio Maria Auxiliadora localizado em Natal, RN.

Participaram da visita 60 alunos que foram recebidos com as boas vindas do colaborador do Museu e capoeirista Marcones Tavares que integra o grupo de capoeira CECAPO de Nísia Floresta.

Após a visita guiada, os alunos conheceram ainda a exposição que está em cartaz no Museu: “Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros”, criada pelo artista gráfico e historiador Beto Potyguara.

EXPOSIÇÕES DOS PONTOS DE MEMÓRIA MOVIMENTAM O MUSEU GRAMACIÓ

A 14ª Semana Nacional de Museus foi o mote para o pré-lançamento do Museu Gramació na pequena cidade de Vila Flor, interior do Rio Grande do Norte. 

O museu de Vila Flor que buscou inspiração e suporte na experiência do Museu Nísia Floresta, funcionará em um prédio histórico de câmara e cadeia da cidade. A iniciativa surgiu por meio do poder público através das Secretarias de Turismo, do Meio Ambiente, e da parceria com grupos culturais locais.

Como uma das primeiras atividades, o Museu Gramació abriu ao público exposições da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN. As exposições retratam três experiências de museologia social do Estado: o Ponto de Memória Banguê, Chico Daniel e o Ponto de Memória da Comunidade Quilombola Negros do Riacho.

Uma equipe formada por membros do Museu Nísia Floresta, Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do RN, Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural e do Museu Gramació, tem realizado visitas guiadas com alunos da rede pública do Estado e municípios de Vila Flor e cidade circunvizinhas.

segunda-feira, 30 de maio de 2016

RPTV na XIV Semana de Museus

No período de 16 a 20 de maio do presente ano, os técnicos pedagógicos do NEADTEC/RPTV estiveram participando ativamente da programação da XIV Semana Nacional dos Museus, em ações que envolveram o Museu Nísia Floresta, em Nísia Floresta, e o Museu Gramació, em Vila Flor.

A participação da equipe faz parte das ações educativas e culturais desenvolvidas pelos Projetos Escola no Museu e Cinema na Escola, além de propiciar a produção de séries e registros para vinculação na própria RPTV.

A equipe destinou o dia 16 para montagem das exposições nos dois espaços pré-estabelecidos, nos municípios de Nísia Floresta e de Vila Flor.

Nos dias 17 e 18, tiveram início as atividades culturais e o atendimento ao público nas dependências do Museu Nísia Floresta, contando com a participação dos técnicos da SEEC na participação das rodas de conversas, visitas guiadas, exibição de filmes e curtas, registro fotográfico e áudio visual (ver a programação).
Raimundo Melo (acima) e Maria Aldeiza (abaixo) conduziram a Roda de Conversa sobre Museus e Paisagens Culturais.
 
A Coordenadora do NEADTEC Maria Aldeiza - segunda, da direita para a esquerda.

No dia 19, a exposição sobre A Representação Indígenas nos Quadrinhos Brasileiros foi utilizada como parte do processo da formação pedagógica dos professores da Rede Municipal de Ensino de Nísia Floresta, como já mostramos AQUI, anteriormente.

 Sérgio Dantas foi o responsável pela exibição e condução das discussões sobre os curtas exibidos.
Nesse sentido, além de visitas guiadas e rodas de conversas, comuns a está ação, a Exposição também propiciou o debate sobre as possibilidades da utilização das artes gráficas em sala de aula e de como inserir a questão indígena e Afro nas práticas educativas.
No tocante a participação da equipe no Museu Gramació, em Vila Flor, ela teve início ativamente já na tarde e noite do dia 18 de maio, quando o mesmo foi inaugurado e aberto ao público, tendo como principal atração o lançamento da Exposição da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN, que reúne trabalhos frutos de pesquisas teóricas e práticas dos técnicos da SEEC que desenvolvem ações de museologia social e patrimônio e memória material e imaterial, dentro da RPTV.
Estudantes do Curso de Turismo do IFRN de Gravatá prestigiam a abertura da Exposição na noite do dia 18, em Vila Flor.
O atendimento ao público foi intenso nos dias 19 e 20:

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Os índios nos Gibis: estereótipos, preconceitos e novos olhares!


Foi lançada no último dia 17 de maio (terça-feira), dentro da Programação Nacional da Semana dos Museus em Nísia Floresta, a Exposição itinerante sobre A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NOS QUADRINHOS BRASILEIROS, que conta com a curadoria do Cartunista e Historiador, Beto Potyguara. A exposição permanecerá aberta ao público até 7 de junho.

O material faz parte do acervo do Núcleo de Museologia Social da Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural (RPTV) – um projeto da iniciativa da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) e da ONG Centro de Documentação e Comunicação Popular (CECOP) – e que já vem percorrendo vários municípios do Estado desde 2015.

Recentemente, entre abril e maio deste ano, ela já esteve no Centro Cultural e Biblioteca Escolar da Zona Norte de Natal, e, agora, desembarca para uma curta estadia no Museu Nísia Floresta.
 Raimundo Melo fez as honras, em nome do Museu e da RPTV, na abertura da Exposição que contou com uma belíssima performance  do Trio Mopebú.

A abertura do evento foi abrilhantada com a apresentação do Trio Mopebú do Munícipio de S. José de Mipibú, que na oportunidade fizeram releituras de músicas contemporâneas em versões instrumentais.

A Mostra vem contribuir para a discussão acerca de como os indígenas vem sendo perpetuados no imaginário popular por meio dos gibis e de outras mídias. E contempla cerca de 40 títulos, entre tirinhas, histórias em quadrinhos (HQs) e material produzido exclusivamente para a internet, onde há a predominância de estereótipos, muitos dos quais pejorativos, que reforçam a discriminação e o preconceito existentes na sociedade.

Segundo Beto, isso se deve em grande parte ao fato dessas versões serem de autoria de artistas de outras etnias, que não a indígena, e que por mais bem-intencionados que estejam, muitas vezes perpetuam uma história contada sempre pelo mesmo ponto de vista – o homem branco
“civilizado”.

São pouquíssimas as exceções que conseguem fugir a este lugar comum. O pesquisador destaca a obra “As aventuras do indiozinho Bretã”, como uma promissora aposta para a quebra desse paradigma, pois os roteiros foram retirados de histórias reais contadas por crianças indígenas de um aldeamento em Santa Maria (RS), além da mesma possuir um texto
bilíngue – português e kaingang.

Ao propor uma análise crítica de como foi produzida essa representação nas HQs brasileiras nos últimos 130 anos, a Mostra torna-se um importante fio condutor para a reflexão e discussão pertinente e contextualizada do tema, não apenas em sala de aula, mas em todos os
espaços possíveis e imagináveis.

Nesse sentido, além de visitas guiadas e rodas de conversas, comuns a está ação, a Exposição também propiciou o debate sobre as possibilidades da utilização das artes gráficas em sala de aula e de como inserir a questão indígena nas práticas educativas.
Professores de Nísia que participaram da Formação no Turno Matutino.

No dia 19, a exposição foi utilizada como parte do processo da formação pedagógica dos professores da Rede Municipal de Ensino de Nísia Floresta, visando a implementação da Lei nº 11.645/2008. A formação foi ministrada pelo curador da Mostra, que também é educador,
consolidando assim, a importância de ações dessa natureza, advindas do projeto Escola nos Museus – desenvolvido entre a SEEC e o Museu Nísia Floresta.

A REPRESENTAÇÃO INDÍGENA NOS QUADRINHOS BRASILEIROS integra o circuito cultural iniciado pela parceria entre a Biblioteca da Zona Norte de Natal e o Museu Nísia Floresta que estarão promovendo o intercâmbio de suas exposições durante todo o ano de 2016. E que muito em breve, deve ser estendido aos municípios de Currais Novos e de Assú.

Serviço:

Exposição: A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros
Período: de 17 de maio a 7 de junho de 2016
Horário: terça a quinta, das 8h às 11h, e das 13h30m às 17h.
Local: MUSEU NÍSIA FLORESTA, Praca Coronel José de Araújo, 135, Centro, Nísia Floresta/RN.
Acesso: gratuito.
Informações: (84) 98762-2916/ 99950-4984
Classificação indicativa: livre

segunda-feira, 23 de maio de 2016

RPTV na X Semana de História da UERN/Assú

No dia 12 de maio uma equipe da RPTV esteve participando de uma aula de campo promovida pela UERN/Assú dentro da programação da X SEMANA DE HISTÓRIA que este ano teve como temática as Comunidades Indígenas e Quilombolas do Rio Grande do Norte: Outras Narrativas.
A Fazenda Curralinhos, localizada em Assú, possui a maior concentração de uma população de Baobás fora do Continente Africano -  onze árvores ao todo.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Evento em Mossoró discute a Implantação da Educação em Tempo Integral

No dia 5 de maio a Coordenadora do NEADTEC, Maria Aldeiza Silva, prestigiou o evento promovido pela Subcoordenadoria de Ensino Fundamental - SUEF sobre a Implantação da Educação em Tempo Integral nas escolas da Rede Estadual de Ensino. O evento foi realizado na E. E. Abel Coelho, em Mossoró,
 Maria Aldeiza (NEADTEC) registra o evento.

Lançamento do Curso "Literatura - Leitura e Escrita numa perspectiva humanizadora", em Assú.

Primeira fila: Costa (RPTV Assú), Maria Aldeiza (NEADTEC), Valéria Murtinho (11ª DIRED) e Cássia (Coordenação Pedagógica do JK)
No dia 4 de maio houve o lançamento do curso Literatura - Leitura e Escrita numa perspectiva humanizadora do PROEMI nas dependências da E.E. JK, em Assú. O curso é coordenado pela professora  Vera Figueiredo e contou com a presença da professora Drª. Conceição Monteiro (UERN) como a palestrante da aula inaugural. A Coordenadora do NEADTEC, Maria Aldeiza Silva e a equipe da RPTV prestigiaram o evento

RPTV no Engenho Olho D'Água!

Na última quinta-feira (5), a equipe da RPTV esteve no Engenho Olho D'Água, localizado no município de S. José de Mipibú, para pesquisar espaços para locações futuras para uma nova série televisiva.

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Educação do RN faz reunião com parceiros do projeto Setembro Cidadão

Comissão organizadora do projeto Setembro Cidadão realizou na manhã desta quarta-feira (4) reunião com os parceiros do evento. O encontro aconteceu no Auditório Angélica Moura, da Secretaria da Educação do RN, no Centro Administrativo do Governo do Estado, em Natal.
O Setembro Cidadão é um projeto elaborado pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã (Probec) e tem o objetivo de incentivar a conscientização da comunidade para o exercício da cidadania.
O Juiz Jarbas Bezerra empolga a plateia ao discorrer sobre o SETEMBRO CIDADÃO

Durante a reunião foi apresentada a proposta e o cronograma das ações que serão desenvolvidas durante o mês de setembro na região metropolitana e outros municípios do Estado.

Lei inclui artes visuais, dança, música e teatro no currículo da educação básica

Foi publicada nesta quarta-feira (3) a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica. A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.
A lei tem origem no substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD)14/2015 ao projeto de lei do Senado (PLS) 337/2006, aprovado no início de abril pelo Plenário do Senado. O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira (2) e vale a partir da data de publicação.
Ensino de arte será componente curricular obrigatório

Estudantes potiguares são premiados em feira de ciências realizada nos EUA

 A dupla de estudantes estive visitando as instalações da RPTV-Natal no dia de ontem.

Na noite desta segunda-feira (2), desembarcaram no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, os dois estudantes potiguares premiados na International World Energy, Engineering, Environment Sustainable Project Olympiad 2016, nos Estados Unidos. José Jalisson e Francisco José, alunos da Escola Estadual Walfredo Gurgel, localizada em Martins, ganharam o Honorable Merit in Engineering, prêmio na categoria engenharia do evento, considerado um dos maiores do gênero no mundo. A I-SWEEEP foi realizada na última semana em Houston (Texas, EUA) e contou com a participação do RN por meio da rádio experimental criada pelos estudantes José Jalisson e Francisco José. 

A rádio, feita com produtos recicláveis, foi bem avaliada pelos organizadores do evento, o que rendeu a dupla a menção honrosa, entregue no George Brown Convention Center.  Após o desembarque, os estudantes foram recebidos na Secretaria de Educação do RN pela subsecretária Mônica Guimarães. 

Cinema na Escola no Angelica Moura: público crescente a cada sessão.

Dando continuidade a ação do Cinema na Escola dentro da SEEC, no último dia 29 foi exibido o filme CARAMURU: A invenção do Brasil. A sessão foi alusiva as comemorações do dia do Descobrimento do Brasil (22) e segue a proposta do Projeto de exibição de filmes ao público da SEEC sempre na última sexta-feira de cada mês no Auditório Angelica Moura.
 Servidores prestigiam a sessão no Angelica Moura.

Coletânea Potiguar de Quadrinhos será lançada dia 9 com exposição e debate

lanc-coletania-quadrilhos
Na próxima segunda-feira (9), o segmento dos Quadrinhos em Natal vai vivenciar um momento inédito na cultura da cidade. A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural capitania das Artes (Funcarte), estará lançando a primeira edição da “Coletânea Potiguar de Quadrinhos”, fruto do edital Moacy Cirne de Quadrinhos. O lançamento acontece na galeria Newton Navarro, sede da Funcarte, a partir das 19h30, com entrada franca. Além do lançamento da publicação, haverá também exposição e debates.
Edital inédito na nossa cultura, trabalhado e discutido com a classe, a Coletânea Potiguar de Quadrinhos reúne os principais nomes do segmento na cidade numa publicação de alto padrão.