No período de 16 a 20 de maio do presente ano, os técnicos pedagógicos do NEADTEC/RPTV estiveram participando ativamente da programação da XIV Semana Nacional dos Museus, em ações que envolveram o Museu Nísia Floresta, em Nísia Floresta, e o Museu Gramació, em Vila Flor.
A participação da equipe faz parte das ações educativas e culturais desenvolvidas pelos Projetos Escola no Museu e Cinema na Escola, além de propiciar a produção de séries e registros para vinculação na própria RPTV.
A equipe destinou o dia 16 para montagem das exposições nos dois espaços pré-estabelecidos, nos municípios de Nísia Floresta e de Vila Flor.
Nos dias 17 e 18, tiveram início as atividades culturais e o atendimento ao público nas dependências do Museu Nísia Floresta, contando com a participação dos técnicos da SEEC na participação das rodas de conversas, visitas guiadas, exibição de filmes e curtas, registro fotográfico e áudio visual (ver a programação).
Raimundo Melo (acima) e Maria Aldeiza (abaixo) conduziram a Roda de Conversa sobre Museus e Paisagens Culturais.
No dia 19, a exposição sobre A Representação Indígenas nos Quadrinhos Brasileiros foi utilizada como parte do processo da formação pedagógica dos professores da Rede Municipal de Ensino de Nísia Floresta, como já mostramos AQUI, anteriormente.
Sérgio Dantas foi o responsável pela exibição e condução das discussões sobre os curtas exibidos.
No tocante a participação da equipe no Museu Gramació, em Vila Flor, ela teve início ativamente já na tarde e noite do dia 18 de maio, quando o mesmo foi inaugurado e aberto ao público, tendo como principal atração o lançamento da Exposição da Rede de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN, que reúne trabalhos frutos de pesquisas teóricas e práticas dos técnicos da SEEC que desenvolvem ações de museologia social e patrimônio e memória material e imaterial, dentro da RPTV.
Estudantes do Curso de Turismo do IFRN de Gravatá prestigiam a abertura da Exposição na noite do dia 18, em Vila Flor.
O atendimento ao público foi intenso nos dias 19 e 20:
Nenhum comentário:
Postar um comentário