sexta-feira, 23 de junho de 2017
terça-feira, 20 de junho de 2017
Ferramenta gratuita ajusta textos acadêmicos dentro das normas da ABNT
Por Vitor Fernandes - BHAZ
Além de fazer diversos trabalhos, o problema de todo universitário é ter que formatar tudo para as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para resolver essa questão, a startup curitibana Menthor desenvolveu um editor de textos para facilitar a vida dos estudantes.
A plataforma é online e totalmente gratuita. O objetivo é formatar textos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT. Nesta primeira versão, é possível baixar um arquivo do Word após o cadastro e preenchimento de dados. A versão completa ainda não está finalizada.
A ferramenta tem a aparência de um documento do Word. Uma das vantagens de se usar o Menthor está na organização automática em ordem alfabética e na formatação dos dados de acordo com as regras da ABNT.
O usuário deve inserir os dados do trabalho que possui e, na medida em que for os campos forem completados, um preview aparecerá. Os campos se atualizam em tempo real, com isso, o usuário obtém um retorno imediato do que ocorre, sem deixá-lo perdido em momento algum.
segunda-feira, 19 de junho de 2017
NATAL: Primeiras Oficinas na Zona Norte são concluídas com êxito!
Nesse primeiro momento foram contempladas as turmas da E. E. Walter Pereira Duarte, com a Oficina de Cinema de Animação, e da E. E. Adelino Dantas, com a Oficina de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos.
Para os alunos do Walter Pereira, a experiência representou um aprimoramento técnico das atividades audiovisuais que já acontecem regularmente na escola, durante as aulas de Língua Portuguesa, ministradas pelo prof. Walter.
Luiz Elson e os alunos do 8º C da E. E. Adelino Dantas
Já os alunos do Adelino Dantas tiveram o primeiro contato com o universo da produção gráfica, por meio da prof.ª Eliene (Artes), e irão dar continuidade a essa produção na escola, numa atividade interdisciplinar que envolverá as disciplinas de Artes, História e Língua Portuguesa.
O resultado final foi bastante satisfatório, tanto pela qualidade da produção, fruto de apenas 4h de atividades, quanto pelo envolvimento e satisfação demonstrada pelo público estudantil participante.
Divulgamos AQUI, um cronograma de atividades para o mês de julho, mas naquele momento os professores das escolas parceiras, acabaram desconsiderando o período destinado ao recesso letivo do meio do ano. Nesse sentido, ratificamos que novas oficinas voltarão a ocorrer após esse recesso e serão direcionadas a outras turmas e disciplinas das escolas do entorno do CEBE/ZN.
Divulgamos AQUI, um cronograma de atividades para o mês de julho, mas naquele momento os professores das escolas parceiras, acabaram desconsiderando o período destinado ao recesso letivo do meio do ano. Nesse sentido, ratificamos que novas oficinas voltarão a ocorrer após esse recesso e serão direcionadas a outras turmas e disciplinas das escolas do entorno do CEBE/ZN.
Maiores informações em breve!
Confira a galeria de imagens e de vídeos:
Confira a galeria de imagens e de vídeos:
sexta-feira, 16 de junho de 2017
terça-feira, 13 de junho de 2017
QUADRINHOS E EDUCAÇÃO: Livros Grátis para Escolas Públicas!
Conhece alguma Escola Pública que trabalha com Quadrinhos? Algum professor ou alguma professora que usa HQs nas suas aulas?
O Educação e Quadrinhos quer incentivar doando os livros do Prof. Dr. Fábio Paiva.
Para participar, deixe nos comentários o nome da Escola e um contato da mesma.
Se a escola for na Região Metropolitana de Recife, entregaremos os livros, caso seja em outro local (de todo o Brasil) a escola fica responsável pelo custo dos correios.
Serão 4 livros por escola, um total de 25 instituições atendidas.
E já está valendo!
Fonte:
CURRAIS NOVOS: Série Diário Poético ganha novo episódio!
O Núcleo da RPTV em Currais Novos, localizado na sede da CAERN, acabou de produzir ontem (12/06), mais um episódio da Série Diário Poético.
Dessa vez a protagonista foi a talentosa e jovem poetisa, Maria Nathália - que também integra a intrépida trupe da RPTV em Currais Novos.
Para conhecer os outros poetas que já decantaram nessa série, acesse a Primeira Temporada, AQUI e a Segunda Temporada, AQUI.
Confira a galeria de imagens:
segunda-feira, 12 de junho de 2017
FLORÂNIA: Oficina de Xilogravura na Teônia Amaral foi um grande sucesso!
Por Jeolson Araújo - RPTV Florânia
A xilogravura é de provável origem chinesa, sendo conhecida desde o Século VI. No Ocidente, ele já se afirma durante a Idade Média. No Nordeste brasileiro ela foi aperfeiçoada e formou um par perfeito com a Literatura de Cordel.
A inovação também parte, na maioria das vezes, da revalorização de costumes ou de técnicas que caem desuso pelo avanço desenfreado da tecnologia.
A xilogravura é também uma tecnologia que foi desenvolvida para ilustrar os mais variados instrumentos e objetos desde o Século VI.
Por isso, na última quinta-feira (08/06), realizamos a primeira oficina de XILOGRAVURA na E.E. Teônia Amaral. Visando a preservação dessa técnica milenar que pode instigar a criatividade e a concentração dos alunos.
Acima o xilogravurista, Jefferson Campos e o cartaz do evento.
O xilogravurista Jefferson Campos orientou a produção de xilogravuras e 30 alunos participaram e produziram essa belíssima expressão artística.
Presenciamos cenas bem bacanas e incríveis: o celular ajudando a xilogravura a ser produzida, uma tecnologia que nasceu a.C. sendo auxiliada por uma tecnologia do Século XXI. Isso foi bastante significativo.
Obs: Esta ação não para por aí. Como divulgado, AQUI, anteriormente, durante todo o mês de junho, a Teônia Amaral estará realizando oficinas de Literatura de Cordel para os seus estudantes, coordenadas pelos professores/poetas Joelson Araújo e Domingos Toscano. (BP)
Confira a galeria de imagens:
quinta-feira, 8 de junho de 2017
Livro infantil de contos que cita temática do incesto será recolhido em escolas, diz MEC
Ministério da Educação (MEC) decidiu retirar das prateleiras 93 mil exemplares de obra recomendada para estudantes de 7 e 8 anos.
Por G1
O ministro da Educação, Mendonça Filho, resolveu recolher 93 mil exemplares do livro de contos "Enquanto o sono não vem", distribuídos em escolas públicas de ensino fundamental e recomendados para alunos do primeiro ao terceiro ano, entre 6 e 8 anos. As primeiras reclamações sobre o livro surgiram no Espírito Santo, onde a obra já tinha sido recolhida por secretarias locais.
A decisão do MEC se baseia em um parecer técnico da Secretaria de Educação Básica (SEB), que considera a obra inadequada por causa do conto "A triste história de Eredegalda", que trata a história de um rei que quer se casar com uma de suas filhas.
O parecer técnico demonstra que o texto de obras literárias deve ser adequado não só às competências linguísticas e textuais do aluno, mas também à experiência de vida daquele leitor. "As crianças no ciclo de alfabetização, por serem leitores em formação e com vivências limitadas, ainda não adquiriram autonomia, maturidade e senso crítico para problematizar determinados temas com alta densidade, como é o caso da história em questão", garante o parecer, em referência ao conto.
quarta-feira, 7 de junho de 2017
NATAL: Oficinas de Artes Visuais empolgam juventude da Zona Norte
Beto Potyguara ministrando a oficina de Tirinhas
Como mencionado AQUI, anteriormente, o mês de junho marca o início de um intenso trabalho na Zona Norte de Natal. Desde a última sexta-feira, dia 2/6, teve início uma série de oficinas de Artes Visuais que estão sendo realizadas pela parceria entre a Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural - RPTV e o Centro Cultural e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa - CEBE. Essa ação beneficiará várias estabelecimentos de Ensino localizados no entorno desta última Instituição - cerca de sete escolas públicas.
Estudantes do 8º Ano C da E. E. Adelino Dantas
No dia 2/6, os alunos do Ensino Médio da E. E. Walter Pereira Duarte estiveram no CEBE para adquirem noções sobre o Cinema de Animação, por meio das técnicas de FlipBook e de Stop Motion. A oficina será finalizada na próxima sexta (9/6) e é coordenada pelo professor e artista visual, Luiz Elson Dantas - coordenador da Gibiteca do CEBE.
Luiz Elson, presente em todas as frentes: oficinas de animação e de quadrinhos.
Nos dias 5 e 6/6, tiveram início as oficinas destinadas a produção de Tirinhas e Histórias em Quadrinhos, ministradas pelos arte educadores, Luiz Elson e Beto Potyguara e direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental da E. E. Dom Adelino Dantas. Esta oficina será concluída na próxima semana, com a socialização das produções entre os participantes.
A professora de Artes da E. E. Adelino Dantas, Eliene e o Técnico do NEADTEC/RPTV, Alexandre Maranhão, acompanham a realização das atividades.
Confira a galeria de vídeos e imagens:
terça-feira, 6 de junho de 2017
SÉRIE AUDIOVISUAL DESTACA O MUSEU DE NÍSIA DURANTE O 7º FÓRUM NACIONAL DE MUSEUS
Durante o 7º Fórum Nacional de Museus que acontece em Porto Alegre/RS, no período de 30 de maio a 04 de junho (2017), a equipe do IBRAM –Instituto Brasileiro de Museus realizou a exibição da série audiovisual Conhecendo Museus.
As ações educativas e culturais realizadas pelo Museu Nísia Floresta foram divulgadas através da exibição da série de reportagens. O programa colocou em destaque a história da escritora e feminista Nísia Floresta, as ações de formação e difusão do patrimônio imaterial, além das atividades realizadas com alunos das escolas públicas e grupos da comunidade.
A série Conhecendo Museus documenta e difunde as atividades desenvolvidas pelas instituições museais brasileiras com o objetivo de divulgar o museu como ferramenta educativa, turística e de inclusão social.
Obs: A SEEC/RN por meio da RPTV desenvolve o Projeto Escola no Museu no Museu de Nísia Floresta.
segunda-feira, 5 de junho de 2017
Documentário Quadrinista Aucides Sales
Documentário produzido pelo professor , artista plástico e quadrinista Luiz Elson Dantas.
quinta-feira, 1 de junho de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)