segunda-feira, 20 de junho de 2016

CURRAIS NOVOS: Galeria de Artes Visuais e Ponto de Memória estão a caminho!

Estudo para a identidade visual da futura galeria da escola PHG
Nos dias 10 e 11 de junho, os técnicos pedagógicos do NEADTEC/RPTV estiveram participando de ações de estruturação das instalações dos futuros espaços culturais a serem inaugurados na Escola Municipal Professor Humberto Gama - PHG e na Comunidade Quilombola Negros do Riacho, ambos localizados no município de Currais Novos. 

Essas atividades fazem parte das ações do Projeto Escola no Museu e contemplam a implementação da Lei 13.278/2016 - que defende a introdução das artes visuais dentro do espaço escolar -, e a ampliação do circuito de exposições itinerantes da RPTV, que desde março deste ano, envolve o Centro Cultural e Biblioteca Escolar Prof. Américo de Oliveira Costa, na Zona Norte de Natal, e o Museu Nísia Floresta, em Nísia Floresta, e que agora desenvolverá atividades no município de Currais Novos e futuramente, também em Assú – outro Polo de atuação da RPTV.
Materiais e equipamentos são integres ao Ponto de Memória.
No dia 10, na parte da manhã, a equipe esteve na Comunidade Negros do Riacho, para a entrega dos materiais que serão instalados no futuro Ponto de Memória, assim como, para fazer uma análise das dependências do local, visando a proposição de um projeto visual gráfico de ocupação de suas paredes.

 
O espaço da  futura galeria do PHG após as primeiras intervenções.
Na parte da tarde houve o deslocamento para a Escola Municipal Prof. Humberto Gama - PHG, onde uma de suas salas de aulas desativadas, foi cedida ao projeto para a criação e instalação de uma galeria de artes visuais. A mesma está em processo de adequação, e coube a equipe e a parceria com a ONG CECOP, os serviços de reparo e de adequação do espaço. As atividades de liberação do espaço e de pintura se estenderam até a noite.
Colocando a mão na massa - literalmente.
 
O serviço de pintura entrou noite a dentro.
No dia seguinte (11), as atividades práticas foram retomadas, ficando pendentes ainda questões estruturais referentes a parte elétrica e pequenos retoques de pintura nas janelas e portas. 
Divisórias foram colocadas nas paredes visando delimitar o espaço para as exposições.
Além das ações de cunho físico e estrutural, a equipe ainda fez promissores contatos com a Secretaria de Educação de Jardim do Seridó, que demonstrou muito interesse em conhecer mais sobre o Projeto RPTV e as ações de museologia social e da criação de pontos de memória. A Coordenação das turmas da Universidade do Vale do Assú- UVA que possui turmas no PHG também demonstrou interesse em produzir um futuro evento em parceria com a RPTV. 
Representante da UVA e a titular da Secretaria de Educação do Jardim do Seridó conhecem o Projeto RPTV e Escola no Museu e discutem possibilidades de parcerias futuras.
O trabalho desenvolvido sobre a utilização das artes gráficas em sala de aula e a Exposição sobre A Representação Indígena nos Quadrinhos Brasileiros, assim como, o Seminário realizado em maio em Nísia Floresta, despertaram a possibilidade de se criar situações de diálogos entre os técnicos da SEEC e as turmas de Pedagogia da UVA. Podendo vir a ser realizado algo já no princípio do mês de julho. Algo similar, também pode vir a ocorrer também com as turmas de Letras da UFRN de Currais Novos, mais as negociações ainda são incipientes, nesse sentido.
Em breve estaremos compartilhando mais informações a respeito dessa e de outras ações da RPTV!

Nenhum comentário:

Postar um comentário