segunda-feira, 26 de setembro de 2016

10 ª Primavera dos Museus em Nísia Floresta

No período de 21 a 23 setembro de 2016, aconteceu no Museu Nísia Floresta a 10ª Primavera dos Museus. O evento é uma realização do IBRAM - instituto Brasileiro de Museus e conta com a participação de mais de 750 instituições museais que realizaram 2.080 eventos simultâneos em todo o país.
Este ano a 10ª Primavera dos Museus teve como tema: Museus, Memórias, Economia e Cultura, destacando o importante papel social desempenhado pelos museus na socialização de conhecimentos, valorização da cultura e difusão dos saberes e fazeres.

No âmbito local o evento foi realizado pelo Museu Nísia Floresta e o Pontão de Cultura e Comunicação e contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Rio Grande do Norte e da Ong CECOP.

No Museu Nísia Floresta a programação prevista inicialmente para ocorrer em apenas dois dias, acabou acrescido de mais uma data, devido a demanda de escolas visitantes. A programação do Museu, nesse sentido, ofereceu ao público a visitas guiadas as exposições (permanente e itinerante), exibições de filmes, rodas de conversas e apresentações culturais.
No dia 23, no período da tarde, aconteceu dentro da programação do evento uma reunião de discussão e planejamento para o III Encontro de Pontos de Memória e Museus Comunitários do RN, que contou com representantes de Natal, de Nísia Floresta e de Monte Alegre.
A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura - SEEC se fez presente no evento por meio dos técnicos da RPTV que já realizam semanalmente atividades pedagógicas em Nísia, através do Projeto Escola no Museu: atividades  de educação museal e patrimonial, dentro de uma proposta de dinamização do processo de ensino aprendizagem e de fortalecimento das iniciativas de educação integral.
Durante o encerramento os grupos culturais Coco de Roda e a Capoeira se apresentaram fechando com chave de ouro esse importante momento de difusão de conhecimentos e valorização da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário