sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Exposição motiva Aula de Campo em Comunidade Indígena

Luís Catu - diretor da Escola Indígena
Como mencionado AQUI, anteriormente, no último sábado (27/08), a Escola Municipal Professor Humberto Gama - PHG de Currais Novos esteve realizando uma aula de campo nos municípios de Canguaretama e de Nísia Floresta, para visitar respectivamente, a comunidade indígena do Catu e o Museu Nísia Floresta.
Acima a exposição que motivou a aula de campo do PHG
Essa aula de campo foi motivada pela Mostra “A representação indígena nos quadrinhos brasileiros” que possui a curadoria do funcionário público e cartunista Beto Potyguara – e está exposta na Galeria de Artes Visuais do PHG - e que foi o fio condutor para que estudantes e professores daquela instituição se deslocassem de Currais Novos até a localidade de Catu.

Representação do Toré - dança indígena
 Artesanato potiguara
A visita em seu primeiro momento ocorreu dentro da Escola Municipal João Lino – única escola indígena do estado potiguar –com uma palestra educativa sobre a cultura indígena realizada pelo Diretor da Escola Local e Líder indígena Luís Catu. Em seguida, aconteceram diversas atividades de intercâmbio cultural entre as crianças indígenas de Catu e os estudantes da escola pública de Currais Novos: pintura corporal, oficina de arco e flecha e trilha ecológica, entre outros.
Oficina de arco e flecha
Oficina de pintura
Oração coletiva em reverência a natureza antes do início da trilha ecológica
Recarregando as baterias antes de seguir para Nísia
Em seguida, no período vespertino, estudantes e educadores do PHG se deslocaram até o Museu Nísia Floresta onde foram realizadas visitas guiadas em torno da exposição História do RN ilustrada e  rodas de conversa, confrontando a experiência vivenciada pelos alunos no turno matutino junto à comunidade indígena do Catu com a representação indígena presente na exposição e no imaginário popular.
Visita guiada sobre a História de Nísia Floresta
Beto Potyguara e a exposição História do RN Ilustrada
A atividade foi finalizada com a realização de uma oficina e roda de capoeira com a participação do Grupo CECAPO – Centro de Ensino da Capoeira de Nísia Floresta.
Oficina e roda de capoeira
Encerramento das atividades em Nísia Floresta

A RPTV fez todo o registro fotográfico e audiovisual das atividades para futura veiculação nas Redes Sociais e nos Canais da RTPV, na TV a Cabo e TV Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário