segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Ensaio Fotográfico proporciona a alunos, vivência na Cultura Africana

Crianças e adolescentes da Escola Municipal Nelson Borges Montenegro, localizada na comunidade quilombola da Picada – Ipanguaçu/RN, se divertiram enquanto participaram de um ensaio fotográfico que teve como tema a cultura africana.



A atividade faz parte das ações do projeto Fotografia, Memória e Identidade que acontece na escola, e que no mês em que se comemora a consciência negra tem trabalhado aspectos da cultura africana, sobretudo a beleza dessa etnia tão rica em valores e costumes.



Durante essa atividade foram socializadas algumas informações importantes sobre a identidade e cultura africana presente no uso dos turbantes coloridos e pinturas faciais. Diante de várias fotografias que demonstravam essas belezas e costumes, os alunos escolheram a imagem que desejariam reproduzir em si mesmo.



O ensaio fotográfico realizado pelo projeto é parte das ações que estão sendo trabalhadas para a Semana da Consciência Negra que a escola realizará entre os dias 19 a 23 de novembro. Exposição fotográfica com personagens africanos, desfile, exibições de filmes, mostra interativa de estêncil com símbolos da cultura afro são algumas das várias atividades que estão sendo preparadas para essas datas.



O projeto Fotografia, Memória e Identidade trabalha a produção e difusão do conhecimento de forma colaborativa, dando ênfase ao uso das Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação. A experiência incentiva a formação integral a partir do estímulo ao protagonismo de crianças, adolescentes e jovens de escolas públicas e Comunidades Quilombolas no RN.

O projeto é uma ação da Ong CECOP, da RPTV – Rede Potiguar de Televisão e da Secretaria Estadual de Educação do RN. A iniciativa foi reconhecida pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil, iniciativa da Fundação Lemann e do MIT Media Lab, como uma metodologia inovadora com potencial de mudar a educação brasileira tornando-a mais mão na massa, colaborativa e prazerosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário