terça-feira, 27 de novembro de 2018

ESCOLA DE COMUNIDADE QUILOMBOLA CELEBRA SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA



No mês em que se comemora o dia da consciência negra, a Escola Municipal Nelson Borges Montenegro localizada na comunidade quilombola da Picada em Ipanguaçu/RN, realizou no período de 19 a 24 de novembro uma extensa programação voltada à cultura afro-brasileira.



Entre os trabalhos desenvolvidos e apresentados pelos alunos aconteceram exposição de pratos da culinária africana, apresentação de danças, sessão de cinema, atividades em estêncil com figuras da ancestralidade africana, exposições fotográficas, entre outras ações. Pelo menos 10 escolas do município estiveram presentes no local prestigiando as atividades desenvolvidas pelos alunos e pela equipe da escola.



Durante o evento, o projeto Fotografia, Memória e Identidade que trabalhou com alunos da 6ª série a temática da cultura afro-brasileira apresentou aos convidados 02 exposições. Uma reuniu o registro fotográfico da comunidade quilombola feita pelos jovens da localidade. A outra exposição apresentou um ensaio fotográfico com 13 alunos da escola caracterizadas com turbantes e pinturas faciais, destacando esses elementos da cultura africana. 



Um curta metragem feito pelo projeto sobre a comunidade da Picada também foi exibido em primeira mão aos participantes do evento. A produção audiovisual assim como as exposições fotográficas fazem parte das ações do projeto Fotografia, Memória e Identidade, iniciativa da Ong CECOP, a Secretaria Estadual de Educação através da Rede Potiguar de Televisão e a escola da comunidade. 



E foi à sombra da imponente árvore do Baobá, espécie de origem africana, que as atividades da Semana da Consciência Negra realizada pela escola foram encerradas. Professores e alunos assistiram a apresentações de grupos de capoeira e coco de roda, e conheceram a história da chegada da árvore do baobá ao Brasil, bem como sua importância para o registro da passagem de negros escravizados na região do Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário